Crianças vs animais: conheça os beneficios

terça-feira, outubro 29, 2013


Foi hoje noticiado que o Ministério da Agricultura pretende limitar o número de animais em apartamentos.

Saibam quais os beneficios dos vossos filhos crescerem na companhia destes amigos:


Um estudo realizado por cientistas filandeses conc...luiu que as crianças que convivem com gatos e cães são mais saudáveis e apresentam menos problemas de infecções respiratórias no primeiro ano de vida do que aquelas que não têm contato com os animais.

Cerca de 397 bebés até um ano foram acompanhados pela equipa de investigadores, que concluiram que embora doenças ligadas ao aparelho respiratório sejam comuns nessa idade, há alguns factores, como o contacto com cães e gatos, que podem reduzir a incidência dos problemas.

O estudo indica que as crianças que passam mais tempo com cães, convivendo num ambiente do interior da casa, tem menos problemas de infecções de ouvido, levando a um menor consumo de antibióticos dados aos bebés.

Também é benéfico para os problemas respiratórios, diz o estudo realizado pela Universidade da Finlândia Oriental e publicado na revista Pedriatics.

Os resultados mostram que o convívio com os animais nem tem de ser diário para ter o efeito positivo.

A explicação deste benefício da convivência com animais de estimação é que ela interfere no amadurecimento do sistema imunológico na infância e confere maior resistência a infecções às crianças.

A exposição a germes na quantidade certa é algo benéfico para o desenvolvimento do sistema de defesa. No entanto, os autores explicam que essa exposição deve ser em relação aos microorganismos ‘benignos’, isto é, aqueles que alteram os micróbios que vivem no intestino da criança, fazendo com que eles as protejam contra alergias e infecções.

Por outro lado as crianças que crescem com animais de estimação desenvolvem mais competências a nível social e de comunicação não verbal, vêm promovidas as suas relações afectivas e emocionais, tendo isso efeitos directos na sua auto-estima.

Recomendamos a Leitura

0 comentários

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *