6 dicas positivas para deixar os brinquedos ao alcance dos pequenotes!!

sexta-feira, novembro 22, 2013

E quando chegamos ao quarto dos pequenotes e está todo, mas mesmo todo virado do avesso?!

 
Ás vezes dava vontade de colocar os brinquedos fora do nível deles e de dar um brinquedo de cada vez!! É ou não é?! 

 
Partilho convosco, 6 dicas para não o fazerem, apesar de por vezes, nos apetecer fazer o contrário...
 
Os brinquedos e materiais ao alcance dos pequenotes ajuda-os a desenvolver...

 
  1. A autonomia da criança, ou seja, a criança vai buscar e arrumar o brinquedo quando quer e lhe apetece, não estando apenas dependente quando o adulto se lembra que seria interessante explorar determinado objeto
  2. iniciativa. O fato de a criança ter os materiais e objetos ao seu alcance, oferece iniciativa de a ir buscar e de escolher qual quer explorar.
  3. Capacidade de escolher o que pretende explorar. Quando as crianças não têm esta oportunidade, não sabem o que podem escolher e o que podem explorar, tendo sempre de consultar o adulto nessa escolha.
  4. A criatividade e imaginação para observar os objetos e materiais e pensar no que pretende realizar com os mesmos!
  5. Capacidade de resolução de problemas para os retirarem dos locais. Claro que devem de estar sempre ao nível deles, mas poderá ter vários materiais, uns à frente dos outros ou em cima dos outros, que permite a criança fazer o raciocínio de resolver o problema. É claro que as primeiras vezes eles vão tirar os materiais e nem se lembram do que vem atrás e poderá cair, mas vão ver que com o tempo, ele vai começar a encontrar estratégias para que não volte a acontecer. Assim como, tenta encontrar estratégias para tirar alguns jogos ou brinquedos de cima, para chegar ao que pretende explorar!! 
  6. Pedir ajuda também é importante. Não conseguimos fazer tudo sozinhos pois não?! É positivo as crianças estarem habituadas a pedir ajuda quando precisam!! Não é fracasso é sinal de humildade!! 

Sugestões para colocarem os materiais ao alcance dos pequenotes aí de casa...

  • Coloquem desde cedo os brinquedos ao alcance dos pequenotes, não tenha receio de ele estragar o brinquedo, o importante é ele explorar sempre que lhe apetecer os diferentes materiais
  • Diversifique o tipo de materiais que se encontram ao alcance deles, desde, jogos didáticos, livros, fantoches, bonecos, objetos de faz-de-conta, rocas, carrinhos, bolas - o único cuidado que deve de ter é adaptar os diferentes brinquedos à faixa etária que se encontra o seu pequenote. Até aos três anos, tem de ter atenção ao tamanho dos objetos, mas a partir daí, poderá começar a diversificar um pouco o tamanho dos mesmos.  
  • Caixas de plástico ou cestos quadrados são ótimos para este tipo de arrumação!!
Vai ver que ao dar liberdade de escolha e de diversidade de materiais ao seu pequenote, que ele vai crescer e desenvolver a sua capacidade de escolha, de resolução de problemas, criatividade e imaginação, refletindo-se tudo isto, na sua personalidade no futuro!!
 
Em contra partida, se limitar a capacidade de escolha do seu pequenote e não diversificar muito o tipo de materiais, mais tarde, ele irá precisar muito mais de ajuda para as suas escolhas, tornando-se mais dependente e insegura nas escolhas que terá de realizar ao longo da sua vida!!

Ás vezes apetecia esconder tudo para ficar tudo arrumado não é?!

http://familiasdinamicascriancascuriosas.blogspot.pt/search/label/beb%C3%A9s%20a%20brincar



 

Recomendamos a Leitura

0 comentários

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *