Como derrotar um vírus em 24 horas

quinta-feira, novembro 07, 2013

Com a nítida e súbita baixa de temperatura que já se faz sentir, eis senão quando os vírus nos começam a cortejar... ele é piscar o olho, ele é bilhetinho amoroso... e pimba, quando damos por nós, estamos de cama! Por isso, e porque há forma de dar a volta antes dos - ou mesmo aos -  primeiros sinais, aqui vai a receita...
7:30h - ferver o equivalente a um copo de água com uma colher de café de canela em pó. Desligamos o lume e juntamos o sumo de um limão - e bebemos, o mais quente possível - mas não vale queimar! (lembre-se que uns segundos no micro-ondas e o limão dá muito mais sumo!). Se durante o dia sentir que apanhou alguma 'ponta de frio', corra ao café mais próximo e peça um chá de limão.
Nota: Porquê limão? Devido à presença de vitamina C, que estimula as glândulas supra-renais a produzir as moléculas necessárias à prevenção de infeções.
8:00h - tomar ao pequeno almoço flocos de aveia, com leite também de aveia (ou de arroz, ou de soja), sendo conveniente evitar o leite de vaca - que por ser mais pesado sobrecarrega o pâncreas na sua digestão - bem como o açúcar. Se tiver necessidade de adoçar, use mel, que tem um índice de glicose mais baixo). Para ficar melhor e mais saboroso, e dispensar qualquer adoçante, junte-lhe frutos como mirtilos, framboesas, amoras, morangos... adoçam naturalmente e têm propriedades antioxidantes, bem como a já mencionada vitamina C.
8:45h - a homeopatia às vezes surpreende pela positiva até os mais cépticos. Experimente tomar uma dose de OSCILLOCOCCINUM, como forma de prevenção. Leia o folheto e siga as indicações; em caso de duvidas, consulte o seu farmacêutico.
10:00h - para dão começar a falar pelo dariz, experimente uma bombada de 'Rhininomer intense spray nasal eucalipto' em cada narina. Mais uma vez,  leia o folheto que acompanha o produto.
11:00h - beba água, muita água. De resto já o devia estar a fazer... ao beber, promove a fluidificação das secreções e posterior eliminação do vírus, que perde capacidades de se "agarrar" às mucosas e proliferar. Tente beber de um a um litro e meio ao longo do dia.
12:00h - ao almoço, tome uma refeição leve, preferencialmente peixe ou aves, nunca fritos. Acompanhe de vegetais em abundância, ricos (sim, eu sei que sabem) em vitaminas...  quanto à sobremesa, fique-se pela fruta: os vírus alimentam-se gulosamente de açúcar...
15:30h - substitua o café ou chá preto por uma tisana descongestionante. Experimente uma de tomilho ou rosmaninho, anti-inflamatórios naturais (opte pela segunda, em caso de sofrer de hipertensão ou de glaucoma). Encha o infusor e submerja-o em água a ferver durante de 10 a 15 minutos. Se se sente de rastos, junte-lhe umas rodelas de gengibre fresco, pela energia que fornece. A beber várias vezes durante o dia, intercalando com chá de limão.
17:00h - tome um lanche hipervitaminado! Faça uma salada de frutos - maçã, banana, kiwi, pêra... - regue com o sumo de uma laranja (tangerina, ou toranja) e polvilhe com um pouco de canela em pó, estimulante. Pode, eventualmente, juntar frutos vermelhos congelados, qual coroa de glória. NOTA: graças ao sumo e à canela, a mistura conserva-se suficientemente bem para que faça uma quantidade generosa e guarde no frigorifico, numa caixa hermética, durante 2 a 3 dias
19:00h - olhos vermelhos a combinar com um nariz pingão? Desmaquilhe-se mal chegue a casa, com água de rosas, que é suave e natural. Se os olhos estiverem mesmo congestionados impregne dois algodões com a água floral e coloque-os sobre os olhos durante uns 10 minutos e relaxe. Quanto mais fria estiver a mesma, melhor.
20:00h - nada como uma bela canja para degustar como jantar: vai continuar a garantir o aporte de líquidos, que vão, como até aqui, manter o vírus longe de se conseguir 'agarrar'. Se possível adicione uma fonte de proteína, para fornecer alguma energia: frango ou ovo são boa opções. É indicado que adicione também um pouco de alho ou cebola - ou cebolinho... que tem virtudes anti-infecciosas que vão elevar as nossas defesas.
20:30h - entramos em modo de descontração: um bom banho ajuda o corpo a relaxar, e o vapor que se vai produzir ajudará a descongestionar as vias respiratórias. Para aumentar esse efeito, dilua 3 a 4 gotas de óleo essencial de lavanda ou de laranja-doce num copo de leite, e junte à agua do banho. De bónus, qualquer um destes aromas têm um efeito repousante. Se sentir a cabeça pesada, substitua o banho por um duche, que vai ativar a circulação sanguínea. A seguir, veja uma boa comédia, já que está provado que rir aumenta as defesas do organismo, mas garanta que vai apagar a luz da cabeceira suficientemente cedo de modo a garantir uma boa noite de repouso.
22:30h - a última etapa antes de um ó-ó reparador e merecido: lavar o nariz. Por dentro. Sim, ouviu bem, e  por mal que soe, é muito simples: é suficiente ter uma bomba de agua do mar esterilizada à mão - Rhinomer, Aquamer, Setrimar... assoe, aplique uma bombada de cada lado,  espere um pouco e assoe de novo. Se conseguir respirar livremente com a boca fechada, ótimo, senão, repita até conseguir. E pode continuar a aplicar essa estratégia regularmente ao longo do dia seguinte, por forma a manter as vias respiratórias desobstruídas.
Isto, claro, no caso de necessitar de continuar o combate no dia seguinte.

Recomendamos a Leitura

0 comentários

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *