Crónicas: Paula Marques, sou Mãe...... de dois filhos que me fazem ter todos os dias um sorriso no rosto.... todos os dias!

quinta-feira, novembro 07, 2013

Vou partilhar uma história.... uma história de mãe. Fui mãe pela primeira vez com 28 anos da Sofia, uma bebé saudável, calma e sempre pronta a comer tudo e de tudo.
O José nasce  5 anos depois às 34 semanas de gestação e com 2.500kg .... enorme ! dizia-me a médica .... mas ainda assim  prematuro....o que me deixou ansiosa e  com vontade que ele comesse tudo ( como a irmã) para crescer e ficar forte, mas o José não comia, chegava a hora de lhe dar a mamada  e ele não comia ...." como é possível?!" pensava eu ....... " ele tem de ter fome"..... pois tinha.... ,mas não comia.... e o percentil baixou drasticamente .... depois de várias consultas de pediatria e outras especialidades foi diagnosticado ao José alergia à proteina do leite animal.... e meses mais tarde é diagnosticada uma alergia multi alimentar. Bom, não me pareceu o fim do mundo..... bebida de soja ( enquanto pôde) papa sem leite e sem gluten, e para mim ver o José beber um biberão de leite foi motivo de festa, uma alegria imensa, mais tarde foram introduzidas 2 frutas e a  sopinha e eu ainda lhe  dava pãozinho de arroz ( feito por mim) e bolachinhas ( feitas por mim) ...pois...o meu José também queria comer pão e bolachinhas como os amiguinhos que tinha no berçário da escolinha.

Pouco antes do José   fazer um ano fez-se a introdução de carne de vaca na sopa, o meu filho comeu e eu fiquei feliz. Cinco - Dez minutos depois olho para o meu filho que se encontrava quieto, prostrado e vejo a face inchada, os olhos inchados, completamente desfigurado .... a minha filha começou a gritar que o mano tinha ficado igual ao Shrek.... nunca tinha visto nada assim.... não sabia o que estava a acontecer.... mas não era nada bom.... agarrei nele e fui para o Francisco Xavier, (que é o hospital que tenho mais perto de casa) cheguei ....não disse nada ....nem foi preciso ... "alguém" me tirou o José do colo e o levou para a sala de reanimação.... lembro-me de começar a chegar médicos e enfermeiros.... uma médica puxou-me para o lado e perguntava-me o que tinha acontecido, ? o que ele tinha comido ? eu não entendia.... chorava e dizia ....que tinha sido "só sopinha de bebé" ...... ( sei que levou uma injeção na altura não sei se corticoide se adrenalina , pois agora leva adrenalina mas naquele dia nem perguntei) ... e nesse dia pela primeira vez ouvi falar do edema da glote....

-  " desculpe.....eu sei que o José é alergico à proteina do leite animal.... mas ...mas o que está a acontecer ?

- Mãe... o José teve edema da glote, conhecido popularmente como garganta fechada,  devido a um alimento / cheiro/ toque....a que a criança é  alérgica e por isso tróxico ao organismo , a garganta incha, obstrui a passagem de ar e causa insuficiencia respiratória."


Pronto! E agora...? O José fez exames análise ( todos os possíveis para a idade) para ver o que podia causar esta reacção, e era muita coisa .... muitos alimentos uma folha A4 de um lado e do outro!!! " ui....!?" pensei eu, " que vai ele comer?" ....nada de dramas.... tenho um filho lindo.....e isto não vai ser complicado.... vou pôr um "avental" e tornar-me numa mamã...daquelas ..... que amassa o pão, faz muffins quentinhos para o lanche e põe tartes a arrefecer no parapeito da janela.
 De lista na mão lá fui eu para o continente, para o celeiro para o Brio .....  fui para a internet tardes de domingo, serões.... basicamente a reaprender a cozinhar.

Hoje, com 4 anos os José já teve vários episódios de edema da glote, mas muito menos do que era suposto ( tendo em conta a enorme variedade de alimentos que é alergico para além de estarem sempre a mudar), faz análises de 3 em 3 meses, faz medicação diária para as alergias e asma e tenho uma injeção portátil de adrenalina sempre comigo para o caso de acontecer um episódio e eu estar longe de um hospital.

Vendo o copo meio cheio desta situação, digo-vos que alterei de forma radical mas benéfica a alimentação de toda a familia, tornando-a mais simples, saudável, e nutritiva. Consigo que uma criança de 9 anos, a Sofia, se tenha adaptado à alimentação do irmão ( sim, porque só faço um prato, um bolo, um tipo de bolachas.... ) quanto a mim para além de fisicamente me ter tornado mais saudável  , sou hoje, uma cozinheira original, todos os meninos falam dos bolinhos da mãe do Zé......que são bons e fazem bem à barriguinha, para não falar da familia que prefere os meus bolos aos da pastelaria, até os colegas de trabalho me pedem bolinhos e "coisinhas diferentes" para levar.


Estou ao vosso dispor para partilhar o meu dia-dia, as minhas receitas, a minha ajuda, o meu apoio.

Obrigada

Paula Marques
Crónicas Mães Portuguesas

Recomendamos a Leitura

10 comentários

  1. Essa é a minha grande Amiga, mãe com M maiúsculo! Mulher de garra sempre pronta a ajudar! Beijo enorme!

    ResponderEliminar
  2. Querida Paula,
    A sua crónica fez-me ficar de lágrima no olho. Parabéns pela Mulhue e Mãe que a Paula é!
    Um beijinho enorme para si e muitas felicidades para a sua família linda <3
    Catarina

    ResponderEliminar
  3. Assim é que é! Nós mães somos capazes de tudo por eles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. de tudo ... umas por umas razões outras por outras mas ..Mãe... é Mãe!

      Eliminar
  4. Olá, gostei muito do testemunho e identifiquei-me bastante pois também tenho 2 filhos o Gui de 9 anos e a sara de 6 anos. O Gui é alergico á proteina do leite vaca desde que nasceu e ainda continua. Tem sempre 2 injecções de adrenalina e claro nós em casa temos uma alimentação bastante saudavel á base de soja: natas soja, leite soja, manteiga soja, gelado soja, etc. É bom saber que não estamos sozinhas nesta experiência!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Um beijinho grande ao Gui e à Sara....
      É verdade hoje encontramos produtos muito bons à base de soja .... O José é que agora me trocou as voltas e começou também a fazer alergia à soja ... e a escolha é mais limitada.

      Eliminar
  5. Olá!
    Tb me identifiquei no seu testemunho. Tb tenho 2 filhos, a Mi com 5 anos e o Rúben com 3. O Rúben é alérgico às proteínas do leite de vaca, classe 4, desde a nascença.
    Cá por casa tb nos adaptámos todos a uma alimentação mais saudável e à base dos produtos de soja. Até na casa dos avós é assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Um beijinho à Mi e ao Rúben :)
      Bem Rute, conseguir adaptar essa alimentação também na casa dos avós é uma iniciativa excecional.... :)

      Eliminar
  6. Fiquei comovida com o que li! É de arrepiar, Paula!
    Identifico-me na parte do ficar feliz por beber um biberon pois a Marta desde que nasceu para comer é terrível... Mesmo terrível...
    Parabéns pela coragem e determinação com que enfrentas este grande desafio que a vida te trouxe. Parabéns pela admirável Mamã que és :)
    Beijinho

    ResponderEliminar

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *