Cuidados na Gravidez

sexta-feira, novembro 08, 2013


A gravidez é um momento grandioso e especial, pois há uma nova vida que se gera dentro da mulher. O bem-estar deste novo ser deve-se, em parte, ao bem-estar da mãe, pelo que existem alguns cuidados que deve ter em conta nesta fase.


A gravidez é um momento único e irrepetível, pois todas as gravidezes são diferentes. No entanto, de uma maneira geral, os cuidados importantes a ter durante a gravidez são transversais e baseiam-se no pressuposto “a mulher deve saber cuidar de si, para que a sua gravidez e o seu bebé se desenvolvam de uma forma saudável”.

*Descanse e durma
É frequente as grávidas no primeiro trimestre apresentarem bastante sonolência, e sempre que possível deverá obedecer às ordens do seu corpo e descansar nem que sejam 10-20 minutos, de preferência com as pernas elevadas para prevenir os inchaços (edemas). Já no último trimestre, as insónias podem ser uma realidade. Tente não fazer sestas durante o dia e tenha atividades calmas antes de se deitar, como ler um livro ou tomar um duche de água quente para relaxar.
Aproveite todos os momentos que tenha para descansar e dormir.

*Cuide da sua higiene
Evite banhos de imersão, devido ao risco aumentado de descidas bruscas da tensão arterial e de infeções, no entanto, um duche diário, não muito quente, ajuda a promover a circulação sanguínea e a prevenir as estrias.
Lave os dentes pelo menos 2 vezes ao dia, pois com o aumento das hormonas há um risco de aparecimento de cáries e problemas nas gengivas.

*Hidrate a sua pele
Uma pele hidratada tem maior elasticidade, e com uma barriga que vai crescendo a olhos vistos é importante manter uma boa hidratação corporal, mas principalmente da região do peito e barriga. Esta é uma boa forma de evitar as estrias durante a gravidez.
A hidratação da pele da barriga e do peito é uma boa maneira de prevenir as estrias.

*Tenha uma alimentação saudável
Prefira uma alimentação de qualidade e saudável. Faça várias refeições ao dia em pequenas quantidades e beba bastantes líquidos.

*Sinta-se confortável
Use lingerie confortável que lhe dê um bom suporte ao peito e abdómen. A roupa não deve ser apertada.
Utilize meias de descanso, assim evita a sensação de pernas cansadas no final do dia e diminui o risco de varizes.

*Faça exercício
Existem planos de exercícios específicos para grávidas, no entanto, o mais fácil e económico é caminhar, durante 20 ou 30 minutos, todos os dias, ao ar livre. Ainda assim, existem algumas situações em que o seu obstetra poderá desaconselhar exercício, como por exemplo, se já teve partos prematuros anteriores, se tem anemia ou perdas sanguíneas.

*Não fume
O tabaco envelhece a placenta e pode originar problemas durante a gestação e o parto. Diminua o consumo de tabaco, caso não consiga deixar de fumar, e sempre que estiver perto do bebé não fume, pois o tabaco pode também levar a problemas no bebé, como por exemplo, infeções respiratórias.

*Não consuma bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas são nocivas ao organismo e estão associadas a um maior risco de aborto. Prefira as bebidas não alcoólicas.

*Não tome medicamentos nem drogas
Os medicamentos e drogas ilegais são, na sua maioria, agentes que podem causar malformações fetais. Caso seja necessário tomar medicação, fale com um profissional de saúde para avaliar a sua situação e prescrever medicação não nociva para mãe nem para o bebé.

*Aposte na segurança
Sempre que viajar de carro coloque as fitas do cinto de segurança, uma por cima do ombro e a outra na parte inferior do abdómen.

***

mamã Sónia Mães Portuguesas
 

Recomendamos a Leitura

0 comentários

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *