Chegámos a Dezembro... estamos na semana da Alegria!!

terça-feira, dezembro 03, 2013

O mês de Dezembro é sempre uma altura que nos deixa um pouco nostálgicos, e que sentimos muitas sensações, e normalmente, muito boas! 
E para as crianças, ainda se torna mais mágico e o aproximar quer das férias escolares, quer da chegada do Pai Natal ou do Menino Jesus, é sempre esperada com muita ansiedade!! Não é?!

O advento, representa as quatro semanas anteriores à chegada do Natal! Mais propriamente, prepar-nos para o nascimento do Menino Jesus!! É pena realmente, é termos apenas um carisma mais solidário e de interajuda perante os outros, mais nesta altura,  e não ao longo de todo o ano!!


Dicas quality time...
  • Explore o advento aí por casa, para travar um pouco a ansiedade do dia de Natal, e desfocar um pouco a atenção das crianças nas prendas;
  • Sensibilize nos pequenotes a importância dos valores desde a partilha, a compaixão, a paz e a família
  • Pergunte ao seu filho o que ele mais gosta do Natal! A resposta é quase obvia, mas se conversar com ele sobre a importância de estar com a família, sobre outras famílias por inúmeras razões não estão juntas; que há crianças que não têm família e que preferiam muito mais, estar com o pai e a mãe, do que receberem muitas prendas.... são temas que pode conversar com o seu filho, a partir dos 2 anos eles já entendem, e vai ver que vai começar a valorizar muito mais a família, do que uma árvore cheia de prendas!!
Ideias para explorar o Advento com os pequenotes...
  • Sendo quatro semanas de advento, explore em cada semana um valor/tema para falar com o seu filhote... com as crianças, quer na creche quer no pré-escolar fazemos assim:
1ª semana (1 a 7 de Dezembro) - semana do Alegria
2ª semana (8 a 14 de Dezembro) - semana do Amor
3ª semana (15 a 20 de Dezembro) - semana da Bondade
4ª semana (21 a 27 de Dezembro) - semana da Paz
  • Faça o calendário do Advento - Pode fazer em forma de Árvore de Natal com os números do mês e o pequenote vai riscando cada dia, percebendo assim quantos dias ainda faltam para o Natal. Para fazer o calendário, imprima os números do mês em grande, dentro de um círculo. Depois, recorte-os e só já falta apenas a montagem, colando os círculos numa cartolina. Deixe os pequenotes participarem na construção da mesma... eles vão adorar e vai fazer mais sentido para eles!!
  • Ao longo desta semana, para além de montar a árvore do advento e de montar a árvore de natal em casa, fale também com os pequenotes, como há muitas crianças e famílias que infelizmente não tem a oportunidade de ter uma árvore de Natal. Ele vai começar a dar muito mais valor a estes pequenos momentos!!
  • Partilhe - Esta semana faça uns bolinhos com os pequenotes e ofereçam a quem mais gostam!!
  • Conte histórias - sabe que a partir das histórias é mais fácil abordar determinados assuntos!
Para a semana chega a semana do Amor... e mais dicas virão!!
Acredite que as crianças conseguem entender muito bem tudo o que lhes contar, e que vão aprender a valorizar mais este momento, não pelas prendas, mas por terem uma casa, com a família toda e com uma árvore de Natal, que muitas pessoas não têm essa felicidade!!
Valorizem as pequenas coisas, porque de repetente podem-se tornar gigantes!!

http://familiasdinamicascriancascuriosas.blogspot.pt/search/label/curiosidades







Recomendamos a Leitura

0 comentários

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *