uma família (realmente?) numerosa 2

quinta-feira, junho 05, 2014



O meu lava-loiças. Aí está o tema desta segunda crónica. E segurem-se (hold on very tight!) que isto vai ser da pesada. :-)
O meu lava-loiças é incrivelmente – ou estupidamente, se quiserem – pequeno. Com uma bacia apenas, imagine-se. Uma bacia e um espaço para o escorredor de loiça. E qual é a importância disto? É que eu não tenho máquina de lavar loiça. ("Peraí, tu não tens quatro filhos???") Então vamos fazer contas... ("Fazia-te mesmo jeito uma máquina de lavar loiça!") Ao pé dele passamos, assim mais ou menos, uma espécie de média feita de cabeça, duas horas por dia. A lavar seis copos, cinco pratos, cinco tigelas e cinco pares de talheres (não, o pequenino de quinze meses ainda não usa talheres nem precisa prato ou tigela). Mais os pratos e travessas com a salada, a tábua de queijos, blablá, e os tachos ou panelas que tiverem sido precisos na confeção da refeição. Lavar, passar por água, escorrer. Lavar, passar por água, escorrer. E não é muita loiça? É, por isso é preciso limpar e arrumar, pelo meio. Para arranjar espaço. Mas o que interessa é que, quando se arrumam bem as coisas, arranja-se sempre espaço. E esta é a mensagem da crónica.
Mesmo pequeno, o lava-loiças cumpre a sua função. Aliás, cumpre-a tão bem que nós ainda nos damos ao trabalho de não deitar a água das lavagens para o cano e levamo-la até às nossas árvores e outras plantas que não se importem muito com isso - as plantas puramente decorativas como os papiros, as blodeias, as solanas, etc... 
Mesmo pequeno, o lava-loiças não nos inibe de fazer mega-refeições (com entrada, sopa, prato principal e sobremesa), de amassar pão (não é todos os dias, claro!), de fazer doces caseiros (imaginem dez quilos de morangos de uma só vez!), de fazer massa fresca (adoramos!!!) e... de fazer bolachas caseiras!!!!!!!!! Where there's a will there's a way, já ouviram esta? ;-)



Nome: Marta Filipe Alexandre
Blogue: http://martafilipealexandre.wordpress.com/
Facebook: https://www.facebook.com/marta.f.alexandre


Recomendamos a Leitura

0 comentários

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *